Santa Maria

Obras em lojas do novo shopping vão custar mais de R$ 40 milhões e são chance para empresas locais

Deni Zolin

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Além dos R$ 130 milhões que estão sendo investidos pela paulista VBI Real Estate na construção do Praça Nova Santa Maria, que deve inaugurar em abril de 2017, os lojistas poderão gastar mais R$ 40 milhões a R$ 70 milhões para a instalar suas lojas – ao todo, serão 23 mil m² da área locável. Essa é uma estimativa feita a partir dos gastos médios para construir uma loja em shopping, que fica entre R$ 2 mil a R$ 4 mil por m² para lojas pequenas e de vestuário, mas pode ir a R$ 8 mil por m² na praça de alimentação e lojas mais sofisticadas.

Praça Nova Santa Maria vai inaugurar em 2017

Boa parte desses serviços será executada por empresas de Santa Maria, que fazem obras de marcenaria, iluminação, rede elétrica, rede de informática, gesso, piso e mobiliário... Ou seja, haverá oportunidade de negócios para muitas empresas.
Segundo a VBI, o plano é ter o shopping erguido e coberto até julho de 2016 e concluído até dezembro do mesmo ano, para os comerciantes poderem instalarem suas lojas.

Por isso, no início do segundo semestre de 2016, a VBI cadastrará as empresas interessadas em trabalhar na instalação das lojas. As prestadoras de serviço que forem validadas pela VBI serão indicadas aos lojistas. Eventualmente, em áreas em que não houver mão de obra suficiente em Santa Maria, serão trazidas empresas de fora. Algumas lojas-âncoras também poderão fazer o mesmo, pois já têm fornecedoras próprias.

Sem C&A – Na quinta, a VBI anunciou que a Aliansce, do Rio, irá administrar o Praça Nova (veja novas imagens). Ela é a 2ª maior do país, administrando 19 shoppings próprios e 14 de terceiros, o que ajudará a trazer para cá lojas de novas marcas. A desistência da C&A é uma perda.

- Dos R$ 130 milhões da obra, R$ 90 milhões já estão contratados. Já gastamos mais de R$ 30 milhões na obra. Digo para deixar claro que não tem mais caminho de volta – afirmou Alexandre Bolsoni, diretor da VBI Real Estate, um fundo que, desde 2006, já captou US$ 870 milhões de recursos de investidores do Brasil e do Exterior, como fundos de pensão privados e públicos e companhias de seguros - a VBI já investiu esse valor em 32 construções de edifícios e shoppings aqui no país.

Bolsoni diz que, há três anos, trata do projeto com o Dnit e que o órgão deve concluir o viaduto de acesso ao shopping até setembro de 2016.

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